Rio de Janeiro, 29 de Dezembro de 2025

Terremoto de alta magnitude abala ilha no arquipélago da Indonésia

A Agência Nacional de Meteorologia da Indonésia, que monitora a ocorrência de terremotos na Ilha Celebes (ou Sulawebi), informou que não havia potencial para tsunamis.

Sábado, 15 de Julho de 2017 às 14:52, por: CdB

A Agência Nacional de Meteorologia da Indonésia, que monitora a ocorrência de terremotos na Ilha Celebes (ou Sulawebi), informou que não havia potencial para tsunamis.

 

Por Redação, com agências internacionais - de Celebes

 

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a costa da Ilha Celebes, ou Sulawesi, em indonésio, neste sábado, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Alguns moradores da província de Gorontalo, próximos ao epicentro do tremor, relataram que sentiram o terremoto por meio de mensagens no Twitter.

sulawesi.jpg
A ilha Celebes (ou Sulawesi, em indonésio) foi berço de um dos mais antigos hominídios já descobertos: "os hobbits"

Porém, a Agência Nacional de Meteorologia da Indonésia, que monitora a ocorrência de terremotos, informou que não havia potencial para tsunamis e que não havia sido informado nenhum dano imediato. O terremoto ocorreu a 120 quilômetros à oeste da cidade de Gorontalo, às 09h12 (horário de Brasília).

Berço da Humanidade

A ilha ficou conhecida, internacionalmente, após descobertas feitas em um sítio arqueológico. O local poderia ter sido habitado por um hominídeo ainda não determinado. Os cientistas descobriram centenas de ferramentas de pedra que têm pelo menos 118 mil anos de idade.

Todas as evidências indicam, porém, que os seres humanos modernos chegaram à ilha apenas há 50, 60 mil anos. Para os arqueólogos, no entanto, a existência de uma nova espécie hominídea é “muito plausível”, segundo relatório. Celebes, ou Sulawesi, está localizada perto da ilha de Flores, no arquipélago indonésio.

Descobertas

A descoberta, em 2003, segue até hoje. O Homo floresiensis (os chamados “hobbits”) teriam evoluído de forma independente, na ilha, até sua extinção há 50.000 anos. Os arqueólogos apontam a possibilidade de se tratar de um novo antepassado no cronograma evolutivo da Humanidade.

Outra diretiva do estudo mostra que o Homo floresiensis teria conseguido acessar as ilhas vizinhas. Em uma terceira hipótese, levantada a partir das descobertas, os humanos teriam chegaram a Celebes muito antes do que foi comprovado, até agora.

Tags:
Edições digital e impressa