O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu nesta quarta-feira o aumento do tempo de licença-maternidade de quatro para seis meses. A proposta está no projeto de lei da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), que propõe incentivos fiscais para as empresas que, voluntariamente, prorrogarem a licença.
- Sou um radical entusiasmado defensor. Acho que essa é uma medida de promoção da saúde de grande alcance. Essa relação mãe-bebê durante o primeiro ano de vida é fundamental para que possamos criar cidadãos brasileiros saudáveis não só do ponto de vista físico, mas também equilibrados emocionalmente -, enfatizou o ministro.
Temporão afirmou que na próxima semana vai ser reunir com a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire, e com a senadora, para debater a proposta.
Para o ministro, o aumento do tempo de licença maternidade pode até reduzir a violência no país.
- Temos o problema de jovens e adolescentes envolvidos com a criminalidade, mas temos que pensar em quais são os fatores determinantes na produção de jovens adolescentes envolvidos com o tráfico e a violência -, argumentou Temporão.
De acordo com o ministro, a política de promoção da saúde está ligada à uma boa relação entre mães e bebês, o prolongamento do aleitamento materno e a redução da violência doméstica e do alcoolismo
Temporão defende aumento de tempo da licença-maternidade
Quarta, 21 de Março de 2007 às 14:28, por: CdB