Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Temporal com ventos fortes e chuva de granizo no Piauí

A forte chuva em parte do Piauí, na quarta-feira, causou muitos estragos, surpreendeu a população e atrapalhou a vida de muitos moradores das cidades mais afetadas na hora de comemorar a passagem de ano. Na capital, Teresina, o temporal e os ventos fortes derrubaram árvores e muros.

Quinta, 01 de Janeiro de 2015 às 13:18, por: CdB

A forte chuva em parte do Piauí, na quarta-feira, causou muitos estragos, surpreendeu a população e atrapalhou a vida de muitos moradores das cidades mais afetadas na hora de comemorar a passagem de ano. Na capital, Teresina, a chuva e os ventos fortes derrubaram árvores e muros. Em alguns bairros, moradores houve queda de granizo.

temporal-repr-web.jpg
Na capital, Teresina, a chuva e os ventos fortes derrubaram árvores e muros
Nas redes sociais, alguns moradores do bairro Porto Alegre, na zona sul da capital, se queixam da demora no restabelecimento do fornecimento de luz. O problema aconteceu em outros bairros de Teresina. Segundo a manicure Geysa do Nascimento Sales, moradora do bairro São João, a falta de energia elétrica estragou a confraternização em família. “A chuva das 19h foi rápida, mas nos deixou sem energia elétrica e estragou nossa festa. A partir das 17h, com o vento, a luz começou a oscilar. Quando a chuva caiu forte, a luz se apagou de vez e só voltou perto das 2h”, contou Geysa à Agência Brasil. Pouco antes da meia-noite, a manicure saiu de casa e foi até o bairro vizinho, São Cristóvão, esperar a virada de ano com parentes. “Lá também estava faltando luz. Tivemos que acender velas pela casa, as bebidas esquentaram e o calor era grande”. Segundo a jornalista Idria Portela, no bairro Ininga a chuva deixou os moradores sem energia elétrica das 22h de ontem até perto das 11h de desta quinta- feira.“Estamos aqui almoçando e a cerveja está quente e os funcionários se queixando da dificuldade que foi preparar a comida às pressas”. Moradora de um bairro próximo ao Ininga, o Horto Florestal, a jornalista disse não ter presenciado muitos estragos durante o trajeto, mas viu muita gente se queixando da falta de luz. A Agência Brasil tentou entrar em contato com a Defesa Civil estadual e com a Eletrobras, mas não conseguiu localizar nenhum representante. A assessoria do governo estadual disse não ter registro de anormalidades ou de ocorrências graves decorrentes da chuva. As fortes chuvas que atingiram o Nordeste esta semana já tinha provocado, na terça-feira, a queda da cobertura da arquibancada do estádio Deusdeth de Melo, em Campo Maior, cidade a cerca de 80 quilômetros da capital. Também na terça-feira, a queda de granizo surpreendeu os moradores da região do Seridó, do Rio Grande do Norte, e de cidades do sertão da Paraíba. Nas cidades potiguares de São João do Sabugi; Parelhas e Jardim do Seridó, a precipitação causou pequenos estragos em telhados. Vídeos postados nas redes sociais por moradores da região confirmam a intensidade da chuva. Já no sertão paraibano, a chuva de granizo e os fortes ventos atingiram pelo menos duas cidades no Sertão da Paraíba e duraram cerca de 40 minutos. Nenhuma ocorrência foi registrada. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Sousa, a “possível” queda de granizo – o instituto não registra esse tipo de ocorrência, confirmada apenas por observação presencial – no Nordeste não é algo inusitado ou que surpreenda os especialistas. - Essa época do ano é muito propícia à queda do granizo desde a Região Sudeste até a Região Nordeste e partes do Centro-Oeste. Isso acontece devido a maior umidade relativa do ar e as temperaturas altas - disse Sousa à Agência Brasil.

Tags:
Edições digital e impressa