Rio de Janeiro, 04 de Outubro de 2026

Tempo bom desafia crise e safra vem melhor

O clima e a boa distribuição das chuvas nas regiões produtoras do país nos últimos meses são os principais responsáveis pelo crescimento da safra atual de grãos, projetada agora pela Conab em 137,57 milhões de toneladas, crescimento de 1,7% ante a estimativa do mês passado de 135,32 milhões de toneladas. Campos de trigo deverão render 13% a mais de grãos para este ano

Terça, 07 de Abril de 2009 às 09:52, por: CdB

A terceira estimativa da safra agrícola 2009, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), manteve a previsão de queda na produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas. O recuo apontado pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de março, no entanto, é menor do que o estimado em fevereiro.

De acordo com o documento, a produção este ano deverá atingir 136,4 milhões de toneladas, o que significa uma redução de 6,5% em relação à do ano passado, quando foram colhidos 145,9 milhões de toneladas. A área plantada deve chegar a 47,1 milhões de hectares, 0,1% menor que a de 2008 (47,2 milhões de hectares).

A última previsão da safra agrícola, feita pelo IBGE em fevereiro, apontava uma queda de 7,3% em relação à do ano passado, em conseqüência das instabilidades climáticas, e um aumento de 0,3% na área plantada.

Entre os 25 produtos pesquisados, nove apresentam alta na estimativa de produção em relação a de 2008: amendoim em casca segunda safra (16,7%), arroz em casca (4,7%), cacau em amêndoa (3,1%), cana-de-açúcar (4,0%), cebola (5,9%), feijão primeira safra (17,4%), feijão segunda safra (5,8%), laranja (0,6%) e mandioca (3,8%).

O levantamento prevê ainda queda na produção nas regiões Sul (-8,8%), Centro-Oeste (-7,5%) e Sudeste (-4,3%). Já para o Nordeste (3,8%) e para o Norte (0,7%), a previsão é de alta.

Tempo bom

O clima e a boa distribuição das chuvas nas regiões produtoras do país nos últimos meses são os principais responsáveis pelo crescimento da safra atual de grãos, projetada agora pela Conab em 137,57 milhões de toneladas, crescimento de 1,7% ante a estimativa do mês passado de 135,32 milhões de toneladas. Os números foram divulgados nesta terça-feira pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro, e pelo presidente da Conab, Wagner Rossi.

O ciclo agrícola 2008/09 continua como o segundo melhor resultado da história do país, perdendo apenas para a colheita do período passado, de 144,13 milhões de toneladas. Uma das culturas com maior incremento desta edição é o milho, que saiu de 50,37 milhões de toneladas em fevereiro para 51,91 milhões de toneladas em março (+3,06%). A soja e o arroz também tiveram a produção reajustada para cima: a oleaginosa de 57,63 para 58,14 milhões de toneladas, e o cereal de 12,52 mil para 12,67 milhões de toneladas.

Percentualmente, é o feijão que segue como a lavoura de maior destaque. Enquanto outras culturas registram retração em relação ao ciclo passado, a leguminosa apresenta aumento de 8,2%. As três safras (das águas, da seca e de inverno) neste ano devem chegar a 3,81 milhões de toneladas, a maior já alcançada no país. 

Mais de 65% dos grãos da safra de verão no Centro-Sul já foram colhidos, como milho, feijão, arroz e soja. O plantio da segunda safra nestas regiões está concluído. A exceção é o Nordeste, onde segue até maio.

Trigo

A pesquisa trouxe, também, os primeiros números do trigo para o período  2009/10. Se confirmado, o Brasil vai colher 13,1% menos que o de 2008/09, saindo de 6,02 para 5,23 milhões de toneladas. Na região Sul, principal polo produtor, responsável por mais de 90% do cultivo, a colheita deve encolher 14,4%. Já no Sudeste e no Centro-Oeste, o cereal crescerá, respectivamente, 4,4% e 1,1%.

Para realizar a pesquisa, cerca de 70 técnicos da Conab estiveram em campo entre os dias 16 e 20 de março. Foram entrevistados produtores rurais, agrônomos e técnicos de cooperativas, secretarias de agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural e agentes financeiros dos principais municípios produtores do país.

Tags:
Edições digital e impressa