Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2026

Temperaturas elevadas marcam último dia do inverno na Região Sul

O último dia de inverno será marcado por temperaturas elevadas na Região Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros oscilaram entre 10°C e 32°C nesta quarta-feira, no Paraná.

Quinta, 22 de Setembro de 2011 às 03:00, por: CdB

O último dia de inverno será marcado por temperaturas elevadas na Região Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros oscilaram entre 10°C e 32°C nesta quarta-feira, no Paraná.

curitiba_grande-300x204.jpg
A manhã desta quinta apresentou temperaturas baixas em algumas regiões paranaenses porque, segundo a meteorologista Sheila Paz, do serviço estadual de meteorologia (Simepar), o ar mais seco favorece um resfriamento acentuado nas regiões sul e oeste, proporcionando registros de 7ºC em Palotina, 10ºC em Palmas e 8ºC em Francisco Beltrão. - Ao longo do dia o sol predomina. À tarde, as temperaturas ficam bastante elevadas no noroeste, que mais uma vez apresenta baixos índices de umidade do ar, destaca a meteorologista. Entre sexta-feira e sábado, uma frente fria começa a se formar sobre o Sul. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina – Epagri, avisa que devem ocorrer pancadas de chuvas com trovoadas e granizo. A previsão é que o volume de chuva fique entre 40 e 60 milímetros da serra ao litoral. As rajadas de vento devem atingir de 70 a 100km/h. Com isso, o mar ficará impróprio para qualquer tipo de atividade. A previsão do Epagri para o próximo trimestre é diminuição e irregularidade da chuva, em relação ao observado nos meses de inverno, com volumes abaixo da média em todo o estado de Santa Catarina. A explicação do meteorologista Marcelo Martins é que esse indicativo está associado ao retorno da La Niña nos próximos meses, que influencia o regime de chuva, com diminuição dos volumes e má distribuição no tempo e no espaço.

Tags:
Edições digital e impressa