Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

Temer e seu cúmplice complicam a defesa no STF ao distorcer os fatos

Plenário do Supremo tende a avaliar declarações mentirosas de Temer e Loures sobre escândalo da JBS

Segunda, 22 de Maio de 2017 às 10:37, por: CdB

Plenário do Supremo tende a avaliar declarações mentirosas de Temer e Loures sobre escândalo da JBS

 

Por Redação - de Brasília e São Paulo

 

Enquanto o presidente de facto, Michel Temer, atribuiu o motivo da visita do empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, ao porão do Palácio do Jaburu, a uma operação policial que somente ocorreria 10 dias depois, o preposto ao qual determinou que recebesse dinheiro de propina, deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDBPR), nega saber que a mala que carregava, apressadamente, continha R$ 500 mil. A série de distorções dos fatos, segundo jurista ouvido pela reportagem do Correio do Brasil, “complicam ainda mais a vida de ambos no julgamento que acontecerá, nesta quarta-feira”.

temer.jpg
O presidente de facto, Michel Temer, distorceu fatos ao explicar encontro com dono do Grupo JBS, no Palácio do Jaburu

— Qualquer deslize, nesse momento, poderá implicar na possível decisão de o STF manter o inquérito, em curso, no qual Temer e Loures são suspeitos de cometer uma série de crimes. Uma vez mantida a investigação, isso pesará muito na decisão dos juízes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento sobre a cassação da chapa Dilma-Temer terá início em mais alguns dias — afirmou o advogado, que preferiu manter anonimato.

Carne fraca

Depois de publicada a entrevista de Temer a um dos diários conservadores paulistanos, os assessores de Temer apressaram-se em dizer que o mandatário se enganou. Aos jornalistas, ele contou que o motivo para ter recebido o Joesley Batista, no dia 7 de março, foi a Operação Carne Fraca. Acontece que a referida ação policial foi deflagrada em 17 de março.

Segundo a secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Temer se enganou na resposta.

"Mas veja bem. Ele é um grande empresário. Quanto tentou muitas vezes falar comigo, achei que fosse por questão da Carne Fraca. Eu disse: “Venha quando for possível, eu atendo todo mundo”, disse Temer na entrevista ao jornal.

Ingenuidade

O encontro entre Temer e Joesley ocorreu no dia 7 de março. A data foi confirmada por ambos. No áudio, também é possível comprovar a data pela programação da rádio que o empresário ouvia em seu carro, quando chegou ao Palácio do Jaburu.

Temer afirmou ainda na entrevista não saber do fato de que Joesley era investigado. E se disse “ingênuo” ao aceitar a reunião. Dias antes do encontro, porém, teve amplo destaque no noticiário o fato de o Ministério Público ter pedido o bloqueio de bens do empresário em uma das investigações.

Joesley figurava como alvo das operações Sépsis, Greenfield e Cui Bono? na época do encontro com Temer. Além do mais lhe revelou qual a estratégia que vinha desenvolvendo para se livrar das investigações.

Mentiras em série

Homem de confiança de Temer, o deputado Rocha Loures, flagrado recendo R$ 500 mil em propina paga pela JBS, diz não saber que a mala recebida continha dinheiro. Segundo Loures, ele só veio a saber do real conteúdo da mala após ela ser aberta e ver o montante acondicionado em seu interior.

Loures, que foi assessor especial de Temer na Presidência da República, vem conversando com aliados e advogados. Ele foi afastado do mandato parlamentar. Segundo interlocutores, Loures vem afirmando que Temer não tem nada a ver com o episódio no qual foi flagrado recendo a propina e que tentou uma aproximação com Joesley Batista.

Loures vem alegando que, na época, "pensou" que uma entrega, daquela maneira, não fazia sentido algum. Mas agora entende as razões de Batista ter "forçado" a situação. Segundo integrantes do PMDB, Joesley teria produzido provas contra Temer e aliados visando obter um acordo favorável junto à Justiça.

O governo teme, porém, que Loures mude sua versão. Loures tende a fechar um acordo de delação premiada. Ele admite que sua situação perante à Justiça é delicada e sua esposa estar grávida de oito meses.

Tags:
Edições digital e impressa