Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2026

Televisão iraquiana mostra militares britânicos detidos

Quarta, 28 de Março de 2007 às 14:23, por: CdB

A emissora de televisão estatal iraniana transmitiu nesta quarta-feira uma entrevista com a marinheira britânica Faye Turney e imagens dos outros 14 militares que foram capturados pelo Irã no Golfo Pérsico.

Turney, de 26 anos, afirmou que ela e seus colegas foram capturados porque provavelmente ultrapassaram os limites das águas territoriais iranianas, algo que a Grã-Bretanha contesta.

A militar afirmou que os iranianos foram "amigáveis" e "corteses" e que ela e os outros militares estão ilesos. O Ministério das Relações Exteriores britânico afirmou que as imagens são "completamente inaceitáveis".

Ainda nesta quarta-feira, o Irã afirmou que libertaria Turney "em breve". O ministro do Exterior iraniano, Manouchehr Mottaki, disse que a libertação ocorreria nesta quarta ou na quinta-feira.

- A questão está sendo analisada. Acredito que será resolvida em breve, baseada em regras e regulamentos -, afirmou o ministro iraniano.

Oito marinheiros e sete fuzileiros navais britânicos foram levados por Guardas Revolucionários iranianos armados na última sexta-feira, depois de uma busca em um navio mercante.

O Irã insiste que o grupo, do navio HMS Cornwall, estava em águas territoriais iranianas quando foi levado. Mas o governo britânico também disse ter provas de que os marinheiros estavam em águas iraquianas.
 
Informações de satélite provariam que os 15 marinheiros e fuzileiros navais detidos no Irã estavam a cerca de 1,7 milha náutica dentro de águas territoriais iraquianas quando foram capturados, segundo autoridades do Ministério da Defesa britânico.

O vice-almirante Charles Style disse que os marinheiros sofreram uma "emboscada" no Golfo Pérsico depois de uma operação de busca e que sua detenção foi "errada e sem justificativa".
Nesta quarta-feira, a Grã-Bretanha afirmou que suspendeu contatos bilaterais com o Irã até que todos os militares sejam libertados.

Tags:
Edições digital e impressa