Rio de Janeiro, 16 de Outubro de 2026

Tarso Genro lança Dia Nacional de Combate a Cartéis

Quarta, 08 de Outubro de 2008 às 08:04, por: CdB

O ministro da Justiça, Tarso Genro, lança nesta quarta-feira o Dia Nacional de Combate a Cartéis. A data – que será instituída por decreto presidencial - celebra também o quinto aniversário da assinatura do primeiro acordo de leniência e o início de uma nova era no combate aos cartéis.

Durante o lançamento, no Salão Negro do Ministério da Justiça, será criado, pelo procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, o Grupo de Atuação Especial de Repressão à Formação de Cartel e à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos (Gedec).

Desta quarta a sexta-feira, cerca de 200 pessoas participam de mobilização simultânea em sete aeroportos brasileiros, para atrair novos denunciantes de cartéis e conscientizar a população sobre a importância do combate a essa prática contra a concorrência.

Será distribuída cartilha nos aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro (Galeão), Belo Horizonte (Confins), São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Salvador e Porto Alegre com informações sobre o que é um cartel, o prejuízo que ele pode causar no bolso do consumidor e como denunciar esse crime.

Tags:
Edições digital e impressa