O ministro da Justiça, Tarso Genro, inaugurou nesta quarta-feira a base aeropolicial de onde serão coordenadas as operações aéreas de segurança dos Jogos Pan-Americanos e Parapanamericanos de 2007. O controle das operações aéreas, envolvendo 28 aeronaves, vai funcionar no Aeroporto de Jacarepaguá, zona oeste do Rio, capital fluminense, junto à sede da Aviação de Segurança Nacional.
Tarso também recebeu oficialmente cinco das 24 aeronaves que foram compradas pelo governo federal para ser usadas na segurança do Pan. São quatro helicópteros e um avião motoplanador, que já estão sendo empregados na capacitação e treinamento de 560 pilotos de vários estados brasileiros que integram a Aviação de Segurança Nacional - 100 deles vão atuar nos jogos.
Durante as competições, as aeronaves serão utilizadas na observação e patrulhamento de toda a capital fluminense e de suas vias de acesso. Em junho, elas também serão usadas em quatro simulações de crises que podem ocorrer durante o Pan, como ações terroristas em aeroportos, atentados a comboios de delegações e queda de arquibancadas.
Segundo o ministro Tarso Genro, o investimento nas aeronaves e na capacitação dos pilotos faz parte da reorganização da segurança pública do país, já que, depois do Pan, a estrutura montada vai integrar a Aviação de Segurança Nacional, constituída por forças policiais federais e de vários estados.
- Muitos projetos serão incorporados definitivamente pelas forças como aparato de segurança. São experiências, técnicas, para seu trabalho. Muito cedo vocês terão outros elementos para julgar esse trabalho que está sendo feito no Rio, muito em breve vocês terão notícias de ações coordenadas pela Polícia Federal com essa estrutura que está aqui -, disse.
A operação aeropolicial dos Jogos Pan-Americanos e Parapanamericanos terá início no dia 29 de junho e se entenderá até 31 de agosto, empregando, além das 24 aeronaves novas, quatro da Polícia Federal.
De acordo com assessoria do Ministério da Justiça, as aeronaves compradas para o Pan serão repassadas para estados que compõem a Aviação de Segurança Nacional. Algumas delas ficarão no Rio de Janeiro, mas ainda não foi definido de que forma será feita a distribuição.
Tarso Genro inaugura base de controle de operações aéreas do Pan
Quarta, 09 de Maio de 2007 às 15:35, por: CdB