Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Tarifas são reduzidas em alguns ônibus na Baixada Fluminense

Quarta, 20 de Junho de 2007 às 14:24, por: CdB

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e as empresas Auto Viação Jurema e Transportes Limousine Carioca fecharam, no final da tarde de terça-feira, um acordo para a implantação de promoções na tarifa de 14 linhas de ônibus que trafegam em itinerários intermunicipais entre Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e o Rio de Janeiro.

A partir da próxima segunda-feira, cerca de 31 mil passageiros serão beneficiados diariamente com as reduções de preços que, em alguns itinerários, chegam a 35,96%.
 
- Esta conquista na diminuição do custo da passagem transcende a questão do transporte propriamente dita, envolvendo questões socioeconômicas muito mais amplas. Garantindo à população acesso ao transporte público, não só seu direito de ir e vir, mas a possibilidade de ampliar o leque de oferta de trabalho e o incremento da economia -, afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.

Para Onofre, em função dos altos custos das passagens muitos empresários têm evitado contratar trabalhadores que morem afastados do emprego, o que limita a oferta de trabalho para aqueles que residem, por exemplo, na Baixada Fluminense.

Uma das maiores reduções ocorreu na linha Caxias-Castelo (via Vigário Geral, 25 de Agosto e Itatiaia) cuja tarifa passou de R$ 8,90 para R$ 5,70.

- Estamos prontos a contribuir com a proposta lançada pelo governador Sérgio Cabral para a redução das tarifas, a fim de beneficiar a população. Nossa expectativa é de que, em contrapartida, ao longo do tempo registremos um aumento na demanda de passageiros -, afirma Fernando Carvalho, da Limousine Carioca.

Outro ponto positivo apontado pelos empresários na proposta do Detro, que prevê descontos nas taxas administrativas do departamento para as empresas que mantiverem as promoções pelo período de um ano, é o fim da concorrência ruinosa.

- Com a definição de critérios para as promoções, não somos pegos de surpresa pela concorrência desleal. Desta forma; passageiros e empresários são beneficiados -, explica Inocêncio Mendes, da Viação Jurema.
 

Tags:
Edições digital e impressa