Rio de Janeiro, 17 de Fevereiro de 2026

TAM avalia que redução das pistas de Congonhas "afetará pouco" suas operações

Sexta, 14 de Setembro de 2007 às 09:38, por: CdB

A redução do comprimento das duas pistas do Aeroporto de  Congonhas, em São Paulo, para a construção de áreas de escape nas cabeceiras, "afetará pouco" as operações da TAM, de acordo com nota divulgada pela empresa. As mudanças no aeroporto foram anunciadas nesta quinta-feira pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e entram em vigor amanhã.

Segundo o ministro, as empresas aéreas terão que se adequar às novas dimensões das pistas, destinadas a proporcionar maior segurança para pousos e decolagens.

Com as alterações, a pista principal de Congonhas continuará com restrições em dias de chuva e a secundária não poderá mais receber aviões de grande porte.

Segundo a nota da TAM, estimativas preliminares mostram que apenas 2% dos vôos operados pela empresa no aeroporto poderão ser afetados com as medidas anunciadas por Jobim. Em relação ao número de vôos que compõem a malha aérea a partir do aeroporto "não haverá alteração imediata".

A TAM informa que a partir deste fim de semana as operações de pouso e decolagem do Airbus A319 e A320, que compõem a frota da companhia, serão feitos apenas na pista principal.

Com a redução, a pista principal ficará com 1.640 metros, e não mais 1.940 metros. A diferença de 300 metros será destinada às áreas de escape, correspondentes a 150 metros em cada uma das cabeceiras. A pista secundária, que hoje tem 1.435 metros, passará a dispor de 1.195 metros.

De acordo com a TAM, o Airbus A319 continuará operando na pista principal de Congonhas "sem restrições em condições de pista seca e com mínimas restrições para decolagem com pista molhada".

Os pousos e decolagens do Airbus A320 também serão mantidos normalmente com a pista principal seca. "Já com a pista molhada, haverá pequena limitação de peso para pousos e decolagens" em pista molhada. Segundo a nota, a TAM possui 15 aeronaves A319 e 62 do modelo A320.

Tags:
Edições digital e impressa