Rio de Janeiro, 07 de Fevereiro de 2026

Suspeitos de desvio de medicamentos podem ser demitidos

Terça, 24 de Julho de 2007 às 07:46, por: CdB

Servidores suspeitos de envolvimento com desvio, desperdício e má utilização de medicamentos e material hospitalar serão investigados pela Secretaria Estadual de Saúde. Em vistoria realizada na Central Geral de Armazenamento, em Niterói, a Secretaria constatou que os produtos estão fora da validade e o prejuízo ultrapassa R$ 20 milhões.

De acordo com o sub-secretário jurídico da Secretaria, Pedro de Mazze Palheiro, as primeiras medidas para solucionar o problema já foram tomadas, como informação à Delegacia de Repressão a Crimes contra a Saúde Pública e ofício ao Ministério Público, para abertura de investigação.

— Vamos instalar sindicância interna para averiguar o envolvimento de servidores neste ato ilegal que causa prejuízos para a população; não só econômicos, mas prejuízos de vida. É um ato gravíssimo e é quase certo que haja envolvimento de servidores. Por enquanto não temos nomes, mas o depósito era gerido por funcionários que, de qualquer maneira, foram os responsáveis pelo desperdício e faziam mau uso dos medicamentos, pondo os novos em uso e deixando os mais antigos de lado, perdendo a validade — disse Palheiro.

Caso se confirmem as suspeitas, os acusados serão ouvidos e, depois, julgados administrativamente. As penas previstas para esse tipo de crime variam entre advertências, repreensão, suspensão por 180 dias ou demissão.

Tags:
Edições digital e impressa