Em Campos, norte fluminense, há suspeita de febre aftosa. Um bezerro teria contraído o vírus da doença, que há dez anos não é registrada no estado.
A Defesa Sanitária isolou a propriedade, em Beira do Taí, Zona Rural de Campos. Os veículos que passam perto do local recebem um processo de limpeza. As barreiras são uma medida preventiva sanitária determinada pela Organização Mundial de Saúde Animal. Técnicos do Ministério da Agricultura acompanham os trabalhos na região.
Amostras do sangue do bezerro foram enviadas para análise. O resultado vai levar de 12 a 15 dias para ficar pronto. Segundo a Defesa Agropecuária, ligada ao governo do Estado, são raros os casos de contaminação de seres humanos, que só ocorrem se a pessoa tiver um contato direto e permanente com o animal doente.