Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2026

Supervia garante que vítimas serão indenizadas

Sexta, 31 de Agosto de 2007 às 15:06, por: CdB

O presidente da SuperVia, Amin Alves Murad, garantiu, nesta sexta-feira, que todos os familiares de vítimas e feridos do acidente que envolveu dois trens na tarde de quinta-feira, na Baixada Fluminense, receberão indenização e total assistência médica e funeral, se for o caso.  A afirmação foi feita em entrevista coletiva na sede da empresa na Central do Brasil, no Centro.

Murad reconheceu que a situação do acidente é estranha e que a falha é anormal no sistema de operações da ferrovia. Ele disse ainda que seis técnicos foram designados para investigar as causas da colisão.

— É um evento estranho à normalidade da operação. É inesperado. É por isso que deve ser apurado para que tenhamos um diagnostico —, explicou, reiterando que o laudo apontando o motivo do acidente sairá em dez dias.

Caixa-preta

Diferentemente dos aviões, a caixa-preta dos trens só registra velocidade e a distância percorrida nos trilhos. A gravação de todas as conversas são registradas pelo Centro de Controle. Essas informações, segundo o presidente, já estão com os técnicos da comissão que investiga o acidente. Até o momento, nada foi apontado demonstrando as causas da falha.

O diretor de operações da SuperVia, João Gouveia, informou que os dois maquinistas envolvidos no acidente são experientes e que ambos os trens, da década de 70, foram reformados nos anos 90. Segundo ele, as locomotivas estavam em ótima performance, apesar dos 30 anos de uso.

João explicou também que o trem, com quatro vagões, estava sendo testado na via porque estava saindo da oficina. Dentro dele, dois mecânicos e um maquinista testavam os equipamentos da locomotiva.

Tags:
Edições digital e impressa