Rio de Janeiro, 02 de Fevereiro de 2026

Supermercados e Anvisa discutem rotulagem de alimentos

Terça, 26 de Junho de 2007 às 14:10, por: CdB

Representantes da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  reuniram-se, nesta terça-feira, na sede da Abras, na capital, para discutir a rotulagem nutricional dos alimentos. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, o objetivo do encontro foi esclarecer quais os produtos produzidos pelos supermercados que devem conter rótulos com informações nutricionais.

Honda disse que o tema preocupa o setor. Ele explicou que os supermercados recebem produtos com a rotulagem nutricional por parte da indústria, mas ressaltou que o setor supermercadista hoje faz uma série de transformações.

Por isso, acrescentou, "definir quais são as categorias, os produtos que devem receber a rotulagem nutricional a partir de um momento em que se faça manipulação do produto, para nós, é muito importante, já que os supermercados são 70 mil lojas em todo o Brasil".

De acordo com Honda, a Anvisa determina que produtos artesanais e de saída rápida, como os de padaria, por exemplo, não precisam conter os rótulos, assim como os frios fatiados e embalados em bandejas de isopor. Nesse caso, é preciso apenas manter a embalagem original à vista do consumidor, para mostrar a ele a data de validade e as informações nutricionais, caso seja solicitado.

- É preciso que isso seja muito claro, porque temos que disseminar essa informação dentro do setor para o país inteiro -, afirmou.
 

Tags:
Edições digital e impressa