O superintendente de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcos Tarcísio Marques dos Santos, reconheceu nesta terça-feira que autorizou a redução, de três para quatro horas, do tempo de duração das sessões de treinamento em simulador de vôo para os pilotos da TAM.
— Nós não reduzimos a carga total de trabalho, de treinamento, ao contrário, ela foi aumentada. A divisão por sessões é que foi para três horas —, disse Santos, em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmara.
Santos ressaltou que o aproveitamento é melhor nas sessões de três horas.
O deputado Vic Pires (DEM-PA) acusou o superintendente de alterar a Regulamentação Brasileira de Homologação Aeronáutica (RBHA), sem autorização da diretoria da Anac, para diminuir o tempo de treinamento em simulador.
Para o parlamentar, a mudança foi feita para atender a uma demanda da TAM, no sentido de que os pilotos "ficassem menos tempo parados fazendo esse tipo de simulação".
Santos negou que tenha alterado a norma e disse que a aprovação de programa de treinamento é atribuição exclusiva da Superintendência de Segurança Operacional da Anac.
Superintendente da Anac explica redução de tempo de treinamento de pilotos
Terça, 11 de Setembro de 2007 às 16:47, por: CdB