Um homem suíço foi condenado a dez anos de prisão após por ter insultado o rei da Tailândia.Oliver Jufer, de 57 anos, foi detido em dezembro depois de, bêbado, ter pichado cartazes do rei Bhumibol Aduyadej na cidade de Chiang Mai. No início de março, ele se declarou culpado das cinco acusações sob a lei tailandesa.
O juiz Phitsanu Tanbukalee disse que Jufer recebeu uma sentença reduzida porque admitiu a culpa.
- Isto é um crime sério, e ele recebeu quatro anos para cada uma das cinco acusações, um total de 20 anos. Pelo fato de ter confessado, a Corte reduziu a sentença para dez anos - declarou o juiz.
Acredita-se que Jufer seja o primeiro estrangeiro a ser preso por causa de um insulto ao rei, que está no trono há 60 anos. Outros foram acusados anteriormente, mas acabaram sendo deportados. O caso é uma rara ocasião em que as atenções se voltam para as rígidas leis de lesa-majestade na Tailândia, que proíbem qualquer crítica à monarquia.
A imagem da monarquia é cuidadosamente administrada, e a mídia local pode apenas elogiar o rei. A reverência popular a Adulyadej é genuína, mas as leis draconianas impedem que a maioria dos tailandeses possa até mesmo discutir a monarquia. O próprio rei pareceu questionar essa situação em um discurso recente, em que disse que é errado colocá-lo acima de críticas.
- Eu não tenho medo de críticas relacionadas ao que faço de errado, porque aí ficarei sabendo (dos meus erros). Se você diz que o rei não pode ser criticado, isso significa que o rei não é humano - disse.
Mas, sem qualquer debate público, não parece haver possibilidade de mudar a lei, que permite que qualquer cidadão tailandês leve críticos do rei à Justiça.