O ministro britânico das Relações Exteriores, Jack Straw, disse nesta quinta-feira que espera para maio um acordo para uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Iraque.
``Queremos uma resolução do Conselho de Segurança, sobre a qual haverá um consenso, em algum momento no mês que vem'', disse ele a um programa de rádio da BBC.
Na última terça-feira, o enviado da ONU ao Iraque, Lakhdar Brahimi, que está trabalhando em um plano de transição para o Iraque, deu indicações de que a resolução deve sair em breve, mas não falou em datas.
Washington e Londres querem uma resolução da ONU que aprove a transferência de poder aos iraquianos para que mais países ajudem a estabilizar o país. Muitos países dizem que uma resolução da ONU é necessária antes da entrega de poder aos iraquianos prevista para o dia 30 de junho.
Straw disse que a violência deve continuar no Iraque depois dessa data. ``Vamos enfrentar problemas de segurança similares embora o ambiente vá ficando gradualmente diferente'', afirmou.
Straw não quis dizer quanto tempo as tropas britânicas ficarão no país, mas declarou: ``Eles devem ficar lá por mais alguns anos, ou mais''. A Grã-Bretanha também enviará mais soldados se for necessário, acrescentou.