Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

STJD analisa imagens e pode punir o treinador Joel Santana

As declarações do técnico Joel Santana no final da partida contra o Santos por 3 a 0, na Vila Belmiro, no último domingo, pode render uma punição ao treinador do Flamengo. (Leia Mais)

Segunda, 06 de Agosto de 2007 às 10:03, por: CdB

As declarações do técnico Joel Santana no final da partida contra o Santos por 3 a 0, na Vila Belmiro, no último domingo, pode render uma punição ao treinador do Flamengo. Ele foi flagrado por microfones colocados na beira do campo pedindo aos seus jogadores para que batessem nos adversários caso houvesse alguma 'firula' nos minutos finais do jogo.

- Vamos solicitar as imagens da partida para ver se houve violação de um dos códigos. A suspensão é no prazo de um a dois anos - disse Paulo Schmidt, procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Após o jogo, tanto o próprio Joel quanto o treinador do Santos, Wanderley Luxemburgo, minimizaram o ocorrido.

- Quando um time está melhor no jogo e vencendo, tem que correr para fazer cinco, seis gols e não ficar tocando a bola de lado, fazendo gracinha. Não gosto quando entra no deboche. Eu apenas pedi mais marcação à minha equipe -  explicou o flamenguista.

- Isso acontece durante as partidas. O que não pode é pedir para bater, mas chegar junto, marcar firme, eu também peço. Isso é coisa de jogo - opinou Luxemburgo. O jogo marcou a reestréia de Joel no comando do Flamengo. Com a derrota, a equipe carioca segue na penúltima posição do Campeonato Brasileiro, com apenas 12 pontos.

Mal interpretado

Após tomar conhecimento da ameaça de punição pelo STJD, o técnico Joel Santana se defendeu e garantiu que foi mal-interpretado.

- Estou surpreso pelo tamanho que tomou uma palavra que eu disse. Foi força de expressão do futebol. O que eu quis dizer era para o meu time chegar junto, não pedi para ninguém ser violento - defendeu-se o treinador.

- O que eu disse foi para chegar junto. Em nenhum momento disse aquilo para eles serem violentos. Eu jamais vou mandar um jogador meu dar pontapé, quebrar a perna do outro - completou.

Na manhã desta segunda-feira, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmidt, disse que o órgão analisará as imagens de TV e, caso seja comprovada a incitação à violência, o técnico pode pegar de um a dois anos de suspensão.

- É um direito me julgar, mas eu vou ter o direito de me defender - encerrou Joel.

Tags:
Edições digital e impressa