Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2026

STF abre ação penal para investigar esquema do mensalão

Quarta, 18 de Abril de 2007 às 14:48, por: CdB

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta quarta-feira a primeira ação penal no tribunal para investigar o esquema do mensalão. Entre os 11 réus que respondem ao processo estão o ex-presidente do PT, deputado José Genoino (PT-SP), o empresário Marcos Valério, suspeito de ser o operador do esquema, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.

Os outros oito acusados são diretores do banco BMG e da SMPB, a agência de publicidade de Marcos Valério.

O escândalo do mensalão surgiu em junho de 2005 após denúncia do deputado cassado Roberto Jefferson, atual presidente do PTB, de que parlamentares receberiam verbas para votar projetos favoráveis ao governo.

O deputado José Genoino (PT-SP) negou envolvimento com o esquema do mensalão e disse que os empréstimos tomados pelo partido no Banco Rural são legais. Segundo ele, o dinheiro foi usado para despesas do partido, como conferências e viagens, em fevereiro e março de 2003.

Advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, afirmou que "esse episódio é antigo."

- Os fatos narrados nesse procedimento já constam da denúncia do procurador geral no inquérito 2245, que é chamado de inquérito do mensalão. A única novidade, em relação à denúncia anterior, foi a inclusão de diretores do BMG -, disse Leonrado.

Tags:
Edições digital e impressa