Enquanto <i>Guerra dos mundos</i> lidera as bilheterias dos cinemas, o diretor Steven Spielberg já está rodando seu próximo filme. Ainda sem um título definido, o longa-metragem conta a história dos ataques do Mossad - serviço secreto israelense - a palestinos em retaliação à morte de 11 atletas judeus na Olimpíada de Munique em 1972.
O tema é muito polêmico e promete mexer com a frágil relação entre judeus e muçulmanos. Em 5 de setembro de 1972, terroristas árabes do Setembro Negro, ramificação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), invadiram a vila olímpica na cidade alemã e renderam os atletas israelenses. Para libertá-los, exigiram a libertação de 250 palestinos que se encontravam presos em Israel.
O governo israelense decidiu não negociar com o grupo. Após uma investida fracassada de forças alemãs sobre o grupo, os reféns foram mortos. Nos meses seguintes, o Mossad eliminou todos os terroristas envolvidos no episódio. É essa história que Spielberg quer contar.
Sabendo que é preciso extremo cuidado para abordar o assunto, o diretor tratou de consultar diversas personalidades do mundo da política. Entre elas, segundo o jornal <i>The New York Times</i>, está o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
As filmagens devem acontecer em diversos países europeus e em Nova York. O papel do chefe do Mossad ficará com o ator australiano Eric Bana, 36, que atuou em <i>Tróia</i> e <i>O Incrível Hulk</i>. Daniel Craig, Marie-Josée Croze e Geoffrey Rush também estão no elenco.
Spielberg roda filme sobre atentado nas Olimpíadas de Munique
Quarta, 06 de Julho de 2005 às 02:43, por: CdB