A segunda passagem do treinador de 58 anos pela Roma durou pouco menos de 18 meses e terminou dois dias depois de uma vitória de 3 a 2 sobre o Genoa
Por Redação, com Reuters - de Roma:
O técnico Luciano Spalletti deixou a Roma nesta terça-feira apesar de ter levado o time ao segundo lugar do Campeonato Italiano nesta temporada, com uma pontuação recorde para o time.
A segunda passagem do treinador de 58 anos pela Roma durou pouco menos de 18 meses e terminou dois dias depois de uma vitória de 3 a 2 sobre o Genoa. Que garantiu à equipe a segunda colocação com 87 pontos. Uma vaga na próxima temporada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Mas nem tudo foi um mar de rosas para Spalletti, que se irritou com a pressão constante para escalar Francesco Totti. Jogador de 40 anos e grande ídolo do clube cujas 25 temporadas na Roma terminaram com uma despedida emotiva no domingo.
Spalletti deixou Totti no banco na maior parte da campanha. Só lhe concedendo algumas poucas participações. E disse em certo momento que não teria aceito o cargo se soubesse quão difícil sua situação se tornaria.
Com contrato vencendo em 30 de junho. O futuro de Spalletti se tornou tema de especulação. Depois de ser derrotado pela arquirrival Lazio na semifinal da Copa da Itália. Perdeu para o Olympique de Lyon na Liga Europa.
A temporada também começou mal quando a Roma perdeu um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Devido a uma derrota para o Porto na última rodada classificatória.
Spalletti, cuja primeira passagem pelo time durou de 2005 a 2009. E incluiu dois títulos da Copa da Itália. Foi ligado recentemente a uma possível contratação pela Inter de Milão.
O presidente da Roma, James Pallotta. Disse que Spalletti, que levou o time à terceira colocação na última temporada. Fez uma "contribuição significativa".
– Sob seu comando, nesta temporada, o time conquistou mais pontos na Serie A e marcou mais gols (90) do que qualquer time da história da Roma – disse Pallotta.
Barcelona contrata Ernesto Valverde
O Barcelona anunciou na segunda-feira a contratação do ex-técnico do Athletic Bilbao Ernesto Valverde como sucessor de Luis Enrique, e o novo treinador assumirá o comando do time catalão em um contrato de dois anos.
Valverde, que será apresentado oficialmente na quinta-feira, jogou pelo Barcelona como atacante entre 1988 e 1990 sob comando de Johan Cruyff. E é um dos vários pupilos do holandês que se tornaram treinadores após pendurar as chuteiras.
– Ele está muito empolgado, ele tem a capacidade, a experiência e o conhecimento para o trabalho – disse o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, em entrevista coletiva.
– Ele ama o futebol dos jovens e tem o estilo certo para treinar esse clube. E sabe como o clube funciona. Ele tem um alto nível de trabalho, ele é apaixonado por futebol e está interessado em trabalhar com as mais novas tecnologias.
Valverde, de 53 anos, começou sua carreira de técnico nas divisões de base do Athletic Bilbao. Deixou o clube basco como o treinador mais longevo na história do time, com 308 jogos em seis anos, em duas passagens separadas.
Além de ter classificado o Athletic para competições europeias em cinco de seus seis anos à frente do clube. Que só joga com atletas do País Basco. Ele encerrou um jejum de 31 anos sem títulos ao conquistar a Supercopa da Espanha de 2015, batendo o Barcelona.
Ele também treinou o Espanyol, chegando à final da Copa da Uefa de 2007, e conquistou três títulos gregos e duas copas nacionais na Grécia com o Olympiakos Piraeus.