Rio de Janeiro, 01 de Abril de 2026

SP registra congestionamento recorde

A paralisação do metrô provocou transtornos e congestionamento recorde na cidade de São Paulo. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 9h, o índice registrado foi de 188 km, recorde do ano no horário. Às 10h, o índice já estava em queda, mas continuava alto, com 167 km e média de 46 km. Muitas pessoas que não foram avisadas da greve chegaram às estações, mas não puderam embarcar. Pelo menos 3 milhões de passageiros utilizam o metrô diariamente. Com a paralisação, o rodízio municipal de veículos foi suspenso. (Leia Mais)

Terça, 15 de Agosto de 2006 às 08:14, por: CdB

A paralisação do metrô provocou transtornos e congestionamento recorde na cidade de São Paulo. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 9h, o índice registrado foi de 188 km, recorde do ano no horário. Às 10h, o índice já estava em queda, mas continuava alto, com 167 km e média de 46 km. Muitas pessoas que não foram avisadas da greve chegaram às estações, mas não puderam embarcar. Pelo menos 3 milhões de passageiros utilizam o metrô diariamente. Com a paralisação, o rodízio municipal de veículos foi suspenso.

A paralisação, segundo o sindicato, é em razão de a categoria se posicionar contra a Parceria Público Privada (PPP) que trata da concessão para a exploração dos serviços de transporte de passageiros da Linha 4 - amarela, que interligará por túnel a Vila Sônia ao bairro da Luz, no centro da Capital.

Em razão da greve, que deve durar 24 horas, a a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) lançou um plano de emergência - Plano de Apoio Entre Empresas Frente a Situações de Emergência (Paese). Além da suspensão do rodízio municipal, todas as linhas integradas aos terminais do metrô fizeram o trajeto dos bairros até o centro da cidade, além das linhas que normalmente já se deslocam até o centro.

As operadoras do transporte coletivo estrutural (concessionárias de ônibus) também operaram com a frota máxima durante todo o dia. A CET colocou na rua todo o seu efetivo operacional (homens e viaturas) nos arredores dos pontos mais movimentados e terminais de ônibus.

Houve, ainda, operação especial nos corredores paralelos às linhas de metrô, principalmente nos corredores formados pelas avenidas Paulista/Domingos de Morais/Jabaquara e Cruzeiro do Sul/Tiradentes (norte-sul) e na avenida Radial Leste.

Tags:
Edições digital e impressa