A Secretaria da Saúde começa na próxima segunda-feira, a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe A H1N1. Nesta fase deverão tomar uma dose da vacina os adultos saudáveis entre 20 e 29 anos. São 7,3 milhões de paulistas nesta faixa etária em todo o Estado. Só na capital são quase dois milhões de pessoas.
Ao todo são 3,8 mil postos de saúde no Estado funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Excepcionalmente, no próximo sábado, 10, os postos ficarão abertos no mesmo horário para que a população conte com mais uma data para a imunização. A terceira etapa, para pessoas de 20 a 29 anos, vai até o próximo dia 23 de abril. Vale lembrar que a segunda etapa da campanha, que abrange crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes e doentes crônicos até 60 anos, foi prorrogada até 23 de abril.
Desde o dia 8 de março a Secretaria está vacinando profissionais de saúde e a população indígena e, desde o último dia 22, gestantes, crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses e os portadores de doenças crônicas. As crianças deverão ser levadas novamente aos postos 30 dias após serem vacinadas, para receberem uma segunda dose.
– É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se protejam do vírus da gripe A com a vacina. Quanto mais pessoas imunizadas no Estado, menos circulação do vírus A(H1N1) e menor o número de casos graves no próximo inverno – afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.
De 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.
SP quer vacinar 7,3 mi de pessoas entre 20 e 29 anos contra gripe A
A Secretaria da Saúde começa na próxima segunda-feira, a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe A H1N1. Nesta fase deverão tomar uma dose da vacina os adultos saudáveis entre 20 e 29 anos. São 7,3 milhões de paulistas nesta faixa etária em todo o Estado. Só na capital são quase dois milhões de pessoas.(Leia Mais)
Sexta, 02 de Abril de 2010 às 11:03, por: CdB