A Zona Sul do município de São Paulo passa a ter a partir desta segunda-feira sua quinta agência de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS). Localizada no bairro do Campo Grande, é a 27ª agência na capital paulista. Durante a inauguração da unidade, o ministro Luiz Marinho, da Previdência Social, citou a necessidade de reduzir o tempo de espera por perícias médicas, que em São Paulo é o dobro da média nacional.
De acordo com Marinho, a cidade de São Paulo tem um tempo médio de espera de serviços muito maior do que a média nacional e estadual.
- Existe uma média hoje no Brasil de 13 dias [de espera pela perícia do auxílio-doença], uma média no estado de São Paulo de 15 dias (...), e a média da cidade de São Paulo é praticamente o dobro da média do estado (...). São 28 dias -, disse o ministro, durante a cerimônia.
A nova agência será aberta ao público a partir de terça-feira e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, informou a assessoria de imprensa do INSS em São Paulo. Ela prestará os serviços rotineiros da área de benefícios, como os pedidos de aposentadorias, de auxílio-acidente, de auxílio-doença, de auxílio-reclusão, pensão por morte, perícia médica e salário-maternidade.
A previsão é de que sejam atendidas cerca de 500 pessoas por dia nessa agência. Outras 4,4 mil passam diariamente pelas quatro unidades já em funcionamento na Zona Sul: Santo Amaro, Cidade Dutra, Vila Mariana e Jabaquara, esta última inaugurada em janeiro deste ano.
De acordo com a assessoria de imprensa da Previdência Social no estado, além das duas agências abertas este ano, em 2006 foram entregues uma agência em Itaquera (zona leste da capital) e mais quatro em cidades da região metropolitana, em Carapicuíba, Ferraz de Vasconcelos , Itaquaquecetuba e Santana de Parnaíba.
Com isso, a região metropolitana passou a ter 44 agências, das quais dezessete nas cidades vizinhas à capital. O estado de São Paulo possui 171 agências da Previdência Social para o atendimento de 5,6 milhões de benefícios mantidos, no valor de R$ 3,7 bilhões.
SP: Ministério da Previdência quer reduzir espera por perícias médicas
Segunda, 23 de Abril de 2007 às 16:07, por: CdB