O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) entregou à direção do Metrô de São Paulo os últimos laudos sobre a Linha 4 (Amarela), liberando as oito frentes de trabalho restantes. Com isso, as obras podem ser retomadas em todas as 23 frentes do trecho. Os documentos foram entregues na noite de terça-feira.
As escavações na Linha 4 estavam paralisadas por determinação do Ministério Público, que criou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a ser assinado por representantes do Consórcio Via Amarela, responsável pela obra. O documento determinou as regras de segurança a serem seguidas pelo consórcio.
As frentes liberadas são: túnel na Avenida Francisco Morato rumo à estação São Paulo-Morumbi (Zona Sul); túnel da estação São Paulo-Morumbi em direção à Vila Sônia (Zona Sul); túnel de passagem Bianor (Zona Oeste); túnel da estação Butantã para o poço de ventilação Três Poderes (Zona Oeste); estação São Paulo-Morumbi; estação Oscar Freire (Zona Oeste); túnel Ferreira de Araújo à estação Pinheiros (Zona Oeste) e túnel Caxingui à estação São Paulo-Morumbi.
A estação Pinheiros do Metrô, que desabou em 12 de janeiro deixando sete mortos, continua com obras de contenção para as investigações do IPT e do Instituto de Criminalística.
Em 19 de abril, o IPT já havia liberado oito frentes de trabalho. Em 26 do mesmo mês, mais quatro trechos puderam ter as obras retomadas. E em 03 de maio, o IPT liberou outros três laudos.
SP: laudo libera últimas frentes de obras da Linha 4
Quarta, 09 de Maio de 2007 às 18:22, por: CdB