Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Sony escolhe estrangeiro para comandar empresa pela 1a. vez

Segunda, 07 de Março de 2005 às 13:24, por: CdB

A Sony nomeou o britânico responsável por suas operações nos Estados Unidos, Howard Stringer, como seu novo presidente-executivo na segunda-feira. É a primeira vez que o conglomerado japonês será comandado por um estrangeiro.

O conselho de administração da Sony concordou com a escolha de Stringer, 63, em uma reunião extraordinária realizada em Tóquio nesta segunda-feira. O atual presidente-executivo da companhia, Nobuyuki Idei, 67, vai deixar o posto para assumir responsabilidade pela queda nos lucros depois de cinco anos no comando da empresa.

Stringer, um ex-jornalista de TV com experiência de 30 anos, vai enfrentar a difícil tarefa de melhorar a lucratividade da Sony, cujas operações principais com eletrônicos correm o risco de chegar ao vermelho pelo segundo ano consecutivo em 31 de março. A empresa enfrenta forte competição que vem derrubando preços e falta de produtos atraentes.

- O mundo não é simplesmente o mesmo lugar de alguns anos atrás. As necessidades e expectativas de nossos clientes mudaram. A dinâmica do cenário competitivo mudo - afirmou Stringer.

- Então, a Sony também precisa mudar.

Stringer vai se tornar o primeiro não japonês a comandar a Sony, fundada em 1946 como uma fabricante de equipamentos para telecomunicações e de medição. O executivo, que fala pouco japonês, vai comandar a empresa dos Estados Unidos, mas vai viajar para o Japão com frequência.

Sob o comando de Idei, a empresa que inventou o Walkman foi superada por rivais como a Sharp e Matsushita Electric Industrial nos mercados de TV de tela plana e perdeu liderança do setor de música portátil para o iPod da Apple.

As ações da Sony despencaram cerca de 60 por cento desde que Idei assumiu o papel de presidente de conselho e presidente-executivo em junho de 2000. O desempenho ficou abaixo da performance das ações da Matsushita e do índice Nikkei da bolsa de Tóquio, que caíram 40 e 30 por cento no período, respectivamente.

A Sony informou que a transição da administração começa imediatamente, mas que as mudanças somente serão oficializadas em 22 de junho, quando vai ocorrer a reunião de acionistas da empresa.

Stringer juntou-se à Sony em 1997, depois de desenvolver sua carreira na rede de televisão norte-americana CBS. Ele tem fama de ser um bom negociador, tendo sido responsável pela aquisição do estúdio de cinema Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) pela Sony no ano passado.

Tags:
Edições digital e impressa