Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2026

Som de violino Stradivarius poderá ser reproduzido por um <i>software</i>

Um professor da Universidade de Manchester anunciou ter encontrado um modo de recriar o som característico do caríssimo Stradivarius, utilizando um violino muito mais barato. O professor Patrick Gaydecki demonstrou o método pelo qual conseguiu realizar a proeza: acompanhado de colaboradores, ao dedilhar as cordas do violino com impulsos laser, registram-se as vibrações produzidas, que são manipuladas com um software, com o qual o som das cordas é dividido para que forneça uma amplificação originária de um autêntico Stradivarius. (Leia Mais)

Quinta, 26 de Abril de 2007 às 18:00, por: CdB

Um professor da Universidade de Manchester anunciou ter encontrado um modo de recriar o som característico do caríssimo Stradivarius, utilizando um violino muito mais barato. O professor Patrick Gaydecki demonstrou o método pelo qual conseguiu realizar a proeza: acompanhado de colaboradores, ao dedilhar as cordas do violino com impulsos laser, registram-se as vibrações produzidas, que são manipuladas com um software, com o qual o som das cordas é dividido para que forneça uma amplificação originária de um autêntico Stradivarius.

O acadêmico explicou que o timbre característico de um violino depende principalmente do corpo do instrumento e não das cordas, que soam de maneira idêntica.

O novo software, chamado Sound Wizard System, não se limita a recriar o som dos violinos elaborados pelo célebre fabricante italiano, mas pode aumentar a qualidade de muitas outras fontes musicais, eliminando os ruídos de fundo.

Tags:
Edições digital e impressa