A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em informe divulgado na última terça-feira, afirma que o projeto da 'Lei Mordaça' e um sistema judicial que criaria um ambiente de impunidade comprometem a liberdade de expressão no Brasil.
A SIP aprovou um relatório sobre Brasil que assinala que, enquanto 'o País vive sob o signo da liberdade de expressão e de imprensa, não faltam tentativas para impedir ou restringir esse direito'.
A SIP afirma também que há vários casos recentes de assassinatos de jornalistas não resolvidos ou em que os resultados das investigações ou julgamentos não foram satisfatórios.
A organização solicita ao governo federal que a investigação de crimes contra os direitos humanos, incluídos aí os assassinatos de jornalistas, seja remetida à jurisdição da Polícia Federal e da justiça federal, 'para evitar a manipulação e pressão sobre os encarregados de pesquisar e ditar sentença'.
O informe destaca que a 'federalização' está prevista em uma proposta de emenda constitucional aprovada pela Câmara de Deputados e que agora tramita no Senado.
A SIP pede ainda que as autoridades nacionais, estatais e municipais 'assegurem o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação pública e que se comprometam a acabar com a impunidade'.
Com esse fim, acrescenta, seria necessária 'a ampliação e melhora do programa de proteção de testemunhas', que segundo o organismo 'mantém atualmente as testemunhas em precárias condições de sobrevivência, pelo que muitos preferem não se submeter ao programa'.
O informe solicita ainda proteção da Polícia Federal para os acusados presos dispostos a colaborar na identificação dos autores intelectuais dos crimes e providências para 'impedir que a burocracia e a corrupção prolonguem a tramitação dos processos na Justiça, adiando a sentença dos acusados'.
O relatório diz que 'as entidades vinculadas à imprensa brasileira preocupam-se com a tramitação do projeto de lei denominado 'Lei Mordaça', cujo texto tem por finalidade impedir que os juízes, promotores, membros do Tribunal de Contas, oficiais da polícia e outros servidores públicos que tenham a seu cargo uma investigação policial ou administrativa, inclusive processos judiciais, se expressem ante os meios de comunicação sobre qualquer causa, incluídas aquelas não cobertas pelo segredo sumário.
Sociedade Interamericana de Imprensa fala sobre a liberdade de expressão
Terça, 16 de Março de 2004 às 01:41, por: CdB