Rio de Janeiro, 25 de Maio de 2026

Socialista é novo presidente da Mongólia

Segunda, 23 de Maio de 2005 às 03:42, por: CdB

O ex-premier socialista Nambar Enkhbayar foi eleito, por ampla maioria, presidente da Mongólia no domingo e terá que enfrentar a tarefa de estabilizar a ainda jovem democracia do norte da Ásia.

Enkhbayar, de 47 anos, atual presidente do Parlamento e candidato do Partido Revolucionário e Popular mongol (MPRP, ex-comunista), foi eleito no primeiro turno.

O chefe de Governo entre 2000 e 2004 recebeu 53,4% dos votos, contra 20% para o segundo colocado, Mendsaikhan Enkhsaikhan, do Partido Democrático, segundo os resultados oficiais.

O político, formado na Rússia e que fala inglês com fluência, substituirá no final de junho o presidente Natsagiin Bagabandi, também do MPRP, mas que se distanciou do partido.

A vitória do líder socialista já era esperada, mas a vantagem surpreendeu os observadores estrangeiros em Ulan Bator.

A eleição de domingo foi considerada uma oportunidade de acalmar o ambiente político na jovem democracia mongol, um dos países mais pobres do mundo.

Esta foi a quarta eleição presidencial desde a ruptura com o sistema comunista em 1992 e contou com a participação de 1,3 milhão de eleitores, de um total de 2,6 milhões de habitantes.

Tags:
Edições digital e impressa