Rio de Janeiro, 29 de Outubro de 2026

Sobe para mil número de mortos em Bangladesh

Equipes de resgate estão tendo dificuldade neste sábado para chegar a milhares de sobreviventes da passagem de um forte ciclone pela costa sul de Bangladesh. As autoridades de Bangladesh confirmaram que mais de mil pessoas morreram por causa do ciclone Sidr, que causou destruição no centro e sul do país. (Leia Mais)

Sábado, 17 de Novembro de 2007 às 11:15, por: CdB
Equipes de resgate estão tendo dificuldade neste sábado para chegar a milhares de sobreviventes da passagem de um forte ciclone pela costa sul de Bangladesh. As autoridades de Bangladesh confirmaram que mais de mil pessoas morreram por causa do ciclone Sidr, que causou destruição no centro e sul do país.

Equipes de resgate e grupos de ajuda afirmam que o número de vítimas causadas pelo ciclone que atingiu o país na noite de quinta-feira pode aumentar ainda mais.

“Nós estamos esperando que milhares de corpos sejam encontrados nos próximos dias”, disse Shekhar Chandra Das, vice-chefe do escritório governamental para gerenciamento de desastres.

O acesso a algumas das áreas mais afetadas está prejudicado com estradas bloqueadas por destroços e linhas de telefone e eletricidade cortadas.

Helicópteros e navios militares estão ajudando nos esforços para entregar mantimentos e atendimento médico às áreas mais remotas.

Elefantes também estão sendo usados para retirar os destroços mais pesados de algumas estradas.

A força da tempestade destruiu também fontes importantes de alimentos. Autoridades dizem que em várias áreas 95% do arroz que aguardava a colheita foi destruído.

O Programa Mundial de Alimentos da ONU enviou suprimentos de emergência para 400 mil pessoas. O governo, o Crescente Vermelho e outras ONGs também enviaram equipes para o país.

Srgundo a ONU, as necessidades mais urgentes são de comida, tabletes para purificação de água e remédios.

Retirada

Segundo as autoridades, cerca de 650 mil pessoas foram retiradas de suas casas antes da chegada do ciclone.

Muitas conseguiram chegar a abrigos improvisados em escolas e mesquitas no interior do país.

Alaistar Lawson, enviado especial da BBC a uma das cidades atingidas, Mongla, diz que os moradores acreditam que um sistema de alerta de ciclones ajudou a salvar muitas vidas.

Em Bangladesh, os ciclones são comuns, mas este é o mais devastador desta estação, segundo as autoridades locais.

Desde 1970, quando um ciclone matou mais de 500 mil pessoas no país, foi formada uma rede de abrigos e um sistema de alerta que conseguiram reduzir significativamente o número de mortes.

Tags:
Edições digital e impressa