Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 2026

Sistema penitenciário adere ao Outubro Rosa

O Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, aderiu à campanha Outubro Rosa, que reforça a importância de exames

Terça, 27 de Setembro de 2016 às 11:43, por: CdB

A campanha acontece na última semana de setembro na unidade prisional, antecipando os eventos do Outubro Rosa, que começam na próxima semana

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

O Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, aderiu à campanha Outubro Rosa, que reforça a importância de exames para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Até a próxima sexta-feira, 379 detentas da unidade realizarão o exame ginecológico. A meta é atender a 80 apenadas por dia.

Outubro-Rosa-.jpg
Mais de 370 internas do Instituto Penal Oscar Stevenson realizarão exames ginecológicos

Durante as consultas com especialistas, as internas farão exames para a detecção do vírus HIV, hepatite e sífilis, além da checagem de peso e altura para verificar o índice de massa corporal de cada uma. A campanha acontece na última semana de setembro na unidade prisional, antecipando os eventos do Outubro Rosa, que começam na próxima semana.

Na abertura da campanha, ontem, o secretário de Administração Penitenciária, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, ressaltou a importância do convênio com a universidade.

– A parceria é primordial para a saúde das internas – ressaltou o secretário.

Coordenadora do projeto Outubro Rosa, na Universidade Veiga de Almeida, Abilene Gouveia, elogiou a ação do Instituto Penal Oscar Stevenson.

– É importante uma iniciativa como essa, que rompe barreiras. Já estamos em conversações para que a semana Outubro Rosa se estenda a outras unidades prisionais – disse Abilene Gouveia.

Prevenção

Primeira da fila a ser examinada, a interna Vera Cristina Estellet agradeceu a oportunidade de realizar o exame preventivo.

– Essa é uma boa chance, porque temos que cuidar da nossa saúde. Só temos a agradecer ao Estado por nos proporcionar um exame, que normalmente é muito difícil de ser realizado – afirmou a detenta.

A interna Sônia Aparecida de Souza elogiou a iniciativa da Secretaria de Administração Penitenciária.

– Fico feliz em fazer parte do universo dessa campanha. Prevenir o câncer é muito importante para todas nós – explicou a detenta.

Após o exame ginecológico, todas as apenadas ganharam lanches e receberam brindes com o laço cor de rosa, símbolo da campanha.

Idealizadora do projeto junto à Coordenação de Gestão em Saúde Penitenciária, a diretora do Instituto Penal Oscar Stevenson, Rosana Felix Bastos, destacou a parceria e o apoio do Estado.

– Espero que esse seja o primeiro de muitos outros eventos visando à saúde da mulher – ressaltou Rosana.

Oportunidade para jovens

Eles chegam cheios de expectativas, vontade de aprender e ganhar experiência: pelos corredores do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, 12 jovens com idades entre 18 e 21 anos estão aproveitando a oportunidade para conhecer o mercado de trabalho no qual pretendem atuar depois que se formarem. Um dos principais objetivos do programa é colaborar na formação técnica destes estudantes e, para isso, a unidade tem o cuidado de evitar que eles executem tarefas que fujam do foco de suas futuras profissões.

Aos 20 anos, Juliana Bonfá está decidida a fazer faculdade de Enfermagem. A oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão em uma das principais unidades de urgência e emergência do Estado só reforçou a certeza da vocação que a jovem quer seguir.

– É uma grande oportunidade para aprender, certamente vai me ajudar muito no futuro. O cuidado e o atendimento atencioso que observo neste hospital já são grandes lições – disse Juliana.

Incentivo

A diretora-geral do hospital estadual, Gisela Motta, é uma das grandes incentivadoras da ação.

– Queremos contribuir com a formação destes jovens e esperamos que essa experiência seja útil para ajudá-los em suas carreiras. – explicou a médica.

Todos os doze profissionais que fazem parte do programa na unidade já estão atuando em setores administrativos, oito deles na Farmácia, dois em Patrimônio, um na Gestão de Pessoas e outro na Manutenção. Cada um deles passou por um processo rigoroso de seleção e, em pouco tempo, já estão totalmente adaptados à rotina e aos procedimentos da unidade.

Tags:
Edições digital e impressa