O fim da greve dos servidores da Caixa Econômica Federal já foi aprovado pelos sindicatos de oito cidades – Brasília, Florianópolis, São Paulo, Pelotas (RS), Jundiaí (SP), Bragança Paulista (SP), Porto Alegre, Teresópolis (RJ) – e dos estados de Roraima e Acre. Eles aprovaram a nova proposta da direção da Caixa e o retorno ao trabalho está previsto para quarta-feira.
Em Belo Horizonte, o sindicato decidiu pela continuação da paralisação, que já dura sete dias.
A nova proposta da Caixa prevê Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no valor de R$ 4.100, para empregados não-comissionados, e de R$ 4.362,84, para comissionados; reajuste salarial de 6%; e cesta-alimentação também no 13º salário. Foi definida a contratação de 3 mil novos empregados até dezembro e a realização de concurso público em março de 2008. Os dias de greve, ainda de acordo com a proposta, não terão que ser repostos e não serão descontados.
Para o secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Brasília, Enilson da Silva, um julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST) seria uma ameça aos servidores.
— Sempre que nós fomos ao TST foi ruim para a classe trabalhadora. O que nos resta é aceitar a proposta, porque no TST certamente será pior —, disse.
As principais reivindicações, acrescentou, não foram atendidas.
Sindicatos em oito cidades e dois estados aprovam fim da greve na Caixa
Terça, 09 de Outubro de 2007 às 18:04, por: CdB