Rio de Janeiro, 22 de Maio de 2026

Sindicatos alemães anunciam apoio à oposição

Segunda, 13 de Junho de 2005 às 04:33, por: CdB

O líder sindical alemão Michael Sommer anunciou seu apoio à oposição conservadora, demonstrando que os sindicatos não confiam em uma vitória do Partido Social-Democrata (SPD) do chanceler Gerhard Schroeder nas eleições legislativaas antecipadas de setembro, segundo os analistas.

- Estou seguro de que a União (dos Democrata Cristãos) e os sindicatos podem encontrar posições comuns sobre muitas questões - declarou Sommer, presidente da Confederação Alemã de Sindicatos (DGB) ao jornal <i>Die Welt</i>.

- Poderemos resolver juntos os problemas do futuro e da reforma do Estado social, e instituir um diálogo de confiança e crítica -  acrescentou Sommer. "Há uma ampla concordância de opiniões sobre vários pontos".

- Atualmente existem pontos comuns entre os sindicatos e o SPD do chanceler Schroeder, mas no plano prático há ruptura em muitas coisas - disse Sommer.

A Confederação Alemã de Sindicatos tradicionalmente sempre esteve próxima ao SPD. Vários membros de sua diretoria são integrantes do Partido Social-Democrata Alemão.

Os sindicatos criticam a política de reformas do mercado trabalhista executada pelo governo de Schroeder, que tem por objetivo uma flexibilização do mercado de trabalho.

No entanto, Sommer advertiu para a possibilidade de "duros conflitos" entre os partidos de direita e os sindicatos, que "não apoiarão um desmantelamento do Estado social".

As pesquisas mais recentes apontam uma ampla vantagem dos democrata-cristãos liderados por Angela Merkel, em aliança com os liberais (FDP).

Tags:
Edições digital e impressa