Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2026

Sindicato denuncia empresa produtora de bananas na América Latina

Quarta, 06 de Junho de 2007 às 09:17, por: CdB

A Coordenadora Latino-americana de Sindicatos dos Bananeiros (Colsiba) iniciou uma série de denúncias contra a empresa produtora de bananas na América Latina, Chiquita Brand. As denúncias dizem respeito a violações trabalhistas que a empresa vem apresentando nos últimos meses em suas fazendas.

Documentos enviados pela Colsiba revelam a alarmante situação dos trabalhadores da região bananeira onde a empresa Chiquita Brand tem fazendas sindicalizadas. Segundo a Colsiba, "ao que parece a empresa pretende romper com o convênio, violando as normas básicas do acordo e descumprindo compromissos adquiridos com a Colsiba, em reuniões de trabalho".

Já são muitos os casos de violações relatados. De acordo com o documento, a Nicarágua é o país mais preocupante. "A Nicarágua é um retrocesso à era feudal. Há 10 anos não são negociados os contratos coletivos nas fazendas desse país (...) A degradação humana nestas fazendas são comparadas a campos de concentração, se não levarmos em conta que o salário nessas fazendas é de 1.50 dólar por dia", denuncia o documento. Além disso, o que impera nessa região é a mão de obra temporária, na qual os trabalhadores sequer recebem ferramentas de trabalho, nem meios de proteção, independente do risco do trabalho.

Na Guatemala, a empresa vem negando há nove meses a negociação do contrato coletivo dos sindicatos da região. Em Honduras, a tentativa de negociação está em andamento há dez meses. A empresa se recusa a aumentar os salários e outros benefícios sociais. A empresa quer também implementar um modelo de negociação de aumentos por produtividade nunca vistas em plantações bananeiras, o que implica em esgotantes jornadas de trabalho.

Tags:
Edições digital e impressa