Rio de Janeiro, 19 de Dezembro de 2025

SHAKESPEARE ERA CATÓLICO, DIZ JORNAL DO VATICANO

Quinta, 17 de Novembro de 2011 às 19:12, por: CdB

CIDADE DO VATICANO, 17 NOV (ANSA) - O jornal vaticano L'Osservatore Romano publicará amanhã uma edição em que atesta que o escritor britânico William Shakespeare (1564-1616) foi católico, mas seu nome usado pela realeza da Grã-Bretanha como símbolo protestante.
   
A discussão é abordada em um artigo que trata sobre o livro de Elisabetta Sala "O enigma de Shakespeare. Cortesão ou dissidente?" (na tradução livre do italiano).
   
"Como se sabe, o escritor foi por séculos considerado de forma apologética pela sociedade protestante, da qual a rainha Elisabeth I foi uma defensora orgulhosa e cruel. Mas a realidade é bem diferente", afirma o jornal da Santa Sé.
   
A publicação cita uma fala do primaz da comunidade anglicana, o arcebispo de Canterbury Rowan Williams, no último mês de junho, em que ele, em um debate público com o ator shakesperiano Simon Russell Beale, afirmou: "William Shakespeare com toda probabilidade era católico".
   
Segundo o L'Osservatore Romano, isso não era um segredo. O arquidiácono anglicano Richard Davies, já logo após a morte do poeta britânico em 1616, escreveu: "Ele morreu um papista".
   
O jornal vaticano reflete ainda que "é muito conhecida que toda a obra do dramaturgo está cheia de referências à religião católica, a começar pelas almas no purgatório que povoam 'Hamlet'".
   
"O fato é que o purgatório, como lugar de expiação e de purificação, não tinha direito de cidadania na Inglaterra violentamente anticatólica de Elisabeth I", explica o artigo do jornal, sobre o suposto motivo da realiza britânica não assumir a religião de Shakespeare.
   
A suposição de que o dramaturgo fosse católico já foi levanta em outros períodos. Em 2009, um padre inglês, Andrew Heaton, defendeu que Shakespeare, durante o período de 1585 w 1592, teria ido para a Itália para viver em um convento. (ANSA)


Tags:
Edições digital e impressa