Rio de Janeiro, 05 de Setembro de 2026

Seul nega teste nuclear norte-coreano

Terça, 03 de Maio de 2005 às 02:38, por: CdB

O Ministério da Defesa sul-coreano afirmou, nesta terça-feira, que não vê "nenhum sinal" que indique a preparação pela Coréia do Norte de um teste nuclear, tal e como informou um jornal local citando fontes do próprio Governo de Seul.

- Não vimos nenhum sinal que aponte para uma iminente realização pelo regime norte-coreano de um teste nuclear militar - disse à imprensa o ministro da Defesa sul-coreano, Yoon Kwang-ung, após uma reunião presidida pelo presidente do país, Roh Moo-hyun.

Na segunda-feira, o vice-ministro de Assuntos Exteriores sul-coreano, Song Min-soon, já rejeitava a possibilidade de a Coréia do Norte poder realizar um teste de uma arma nuclear em um futuro próximo.

O governo de Seul não quis comentar outras informações publicadas nos últimos dias pela imprensa sul-coreana que afirmam que a Coréia do Norte de fato já fez testes de armas atômicas subterrâneas no Paquistão, país com o qual trocou tecnologia nuclear no passado.

Este alarme perante um possível teste de uma bomba nuclear pela Coréia do Norte foi dado há três dias em Viena, na sede da Agência Internacional de energia Atômica (AIEA).

Tags:
Edições digital e impressa