Rio de Janeiro, 24 de Janeiro de 2026

Sétima edição do Festival de Teatro de Resende agita cenário artístico

O Festival de Teatro de Resende chega à sétima edição e movimenta o cenário artístico durante dez dias neste mês. Entre 18 e 27 de maio, mais de 20 mil pessoas deverão assistir de graça 30 peças em dois teatros e três praças públicas, com cerca de cem profissionais em cena, vindos de cinco estados brasileiros para disputar 22 troféus. Serão nove espetáculos adultos, oito para crianças, oito de rua, cinco na mostra paralela, três oficinas e um fórum para debater o teatro. (Leia Mais)

Quarta, 16 de Maio de 2007 às 19:14, por: CdB

O Festival de Teatro de Resende chega à sétima edição e movimenta o cenário artístico durante dez dias neste mês. Entre 18 e 27 de maio, mais de 20 mil pessoas deverão assistir de graça 30 peças em dois teatros e três praças públicas, com cerca de cem profissionais em cena, vindos de cinco estados brasileiros para disputar 22 troféus. Serão nove espetáculos adultos, oito para crianças, oito de rua, cinco na mostra paralela, três oficinas e um fórum para debater o teatro. O evento terá como principal palco as ruínas do histórico Cine Vitória, inaugurado no dia D da II Guerra Mundial.

Entre os participantes do evento estarão, por exemplo, a premiada atriz Clarice Niskier (Prêmio Shell 2006) e sua Alma Imoral, e Heitor Martinez contando para as crianças Uma História para Calibã.

O Festival de Teatro de Resende reunirá artistas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Foram ao todo 212 inscrições vindas também do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas. No ano passado foram 57 inscritos.

Criado em madeira de demolição pelo artista plástico mineiro Antonio Carlos Bech, o Toti, o Troféu Puri é uma homenagem aos índios do mesmo nome, primeiros habitantes da Região do Médio Paraíba. Serão entregues 22 troféus aos atores, diretores e técnicos que mais de destacarem e mais 2 troféus para os melhores espetáculos infantil e adulto.

De acordo com o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e organizador do evento, José Leon Zylbersztajn, o nível da competição é altíssimo e a idéia é atrair tanto o público do Rio de Janeiro quanto o de São Paulo, já que Resende está entre as duas capitais e está criando infraestrutura para receber grandes espetáculos e fazer parte das tournées que passam pela Via Dutra.

O Cine Vitória está sendo desapropriado pela prefeitura, que vai investir aproximadamente R$ 1,5 milhão para transformar o local num grande centro cultural para levar à população grandes espetáculos.

Programação do festival:

Infantil (Cine Vitória - Praça Oliveira Botelho - 10h)

19/05 (sábado) - Vincent: Por um Toque de Amarelo - Cia da Casa Amarela (Catanduva/SP)

20/05 (domingo): Babaiaga - Dionisos Teatro (Joinville/SC)

21/05 (segunda-feira): Uma História para Calibã - Babu Produções Artísticas (Rio de Janeiro/RJ)

22/05 (terça-feira): Panos e Lendas - Cia Pic & Nic (São Paulo/SP)

23/05 (quarta-feira): Lampiãozinho e Maria Bonitinha - Cyntilante Produções (Belo
Horizonte/MG)

24/05 (quinta-feira): A Estréia de Lasanha e Ravióli - Companhia Ana Barroso e Mônica Biel (Rio de Janeiro/RJ)

25/05 (sexta-feira): Guerra Dentro da Gente - Núcleo Trecos e Cacarecos (São Paulo/SP)

26/05 (sábado) 10h e 11h30: A Caixa (Espetáculo Convidado) - Cia Mútua Teatro & Animação (Itajaí/SC)

Adulto (Cine Vitória - Praça Oliveira Botelho - 20h30)

18/05 (sexta-feira): Abertura - O Pregoeiro (Espetáculo convidado) - Márcio Libar

19/05 (sábado): O Auto do Ururau - Núcleo de Estudo de Teatro da Cooperac (Campos/RJ) Prêmio Shell de Música 2005

20/05 (domingo): Sobre Mentiras & Segredos - Os Ciclomáticos Cia de Teatro (Rio de Janeiro/RJ)

21/05 (segunda-feira): A Alma Imoral - Niska Produções Culturais (Rio de Janeiro/RJ) - Prêmio Shell de Melhor Atriz 2006 para Clarice Niskier

22/05 (terça-feira): Sobre Anjos & Grilos: o Universo de Mário Quintana - Companhia de Solos e Bem Acompanhados (Porto Alegre/RS)

23/05 (quarta-feira): Chalaça A Peça - Cia Les Commediens Tropicales (São Paulo/SP)

24/05 (quinta-feira): Tem Mandrágora na Panelinha - O Grito Cia de Theatro (Blumenau/SC)

25/05 (sexta-feira) - Que História Espera seu Fim lá Embaixo? - Grupo Quantum de Teatro (Rio de Janeiro/RJ)

26/05 (sábado): Encerramento - Concessa Pendura e Cai (Espetáculo con

Tags:
Edições digital e impressa