Rio de Janeiro, 23 de Agosto de 2026

Servidores públicos e aposentados pedem a saída de Berzoini do governo

Terça, 11 de Novembro de 2003 às 14:39, por: CdB

Servidores públicos, aposentados e pensionistas fizeram, na tarde desta terça-feira, protesto contra o ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, que participa de audiência pública sobre Previdência Rural na Comissão de Seguridade Social e Família da Cãmara dos Deputados. Eles criticam o trabalho desenvolvido pelo ministro no governo. Carregando faixas e provocando muito alvoroço, os manifestantes pedem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que demita o ministro: "Demissão Berzoini: a única desculpa que o Brasil aceita" e "Lula, aposente o Berzoini".

No início da audiência, Berzoini voltou a pedir desculpas aos aposentados e pensionistas pelo bloqueio, sem aviso prévio, dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e disse assumir a responsabilidade pelo ocorrido. Segundo assessores do ministro, ele está à disposição para esclarecer o ocorrido a qualquer entidade e ou comissão do Congresso Nacional.

Sobre o recadastramento, os assessores disseram que as regras para a atualização dos dados cadastrais dos aposentados e pensionistas ainda não foram definidas. Mas, ressaltaram que os idosos com mais de 90 anos ou que recebem o benefício há mais de 30 anos podem comparecer voluntariamente às agências do INSS para se recadastrar.

Tags:
Edições digital e impressa