Rio de Janeiro, 07 de Fevereiro de 2026

Servidores do Incra em greve fazem manifestação em Manaus

Quarta, 25 de Julho de 2007 às 16:53, por: CdB

A cinco dias de completarem dois meses de greve, os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Amazonas promoveram nesta quarta-feira manifestação diante da sede do órgão: sentados, usavam camisetas pretas para simbolizar o descontentamento com a atual situação do Incra e um nariz de palhaço, que disseram representar a forma como são tratados pelo governo federal.

— Não somos palhaços. Entendemos que o governo não está querendo negociar conosco como deveria, a partir do acordo feito em 2005. Essa manifestação é um protesto pela atitude do governo de não apresentar uma proposta concreta até o presente momento. Protestamos também pelo desconto de salários que muitos colegas sofreram em outras superintendências —, explicou o vice-presidente da Associação dos Servidores do Incra e dos integrantes da comissão do movimento grevista no Amazonas, Regino Brito.

A greve no Incra começou no dia 21 de maio em 10 superintendências regionais, das 30 em todo o país. Na região Norte, atualmente, apenas a superintendência de Belém interrompeu a paralisação.

— Os servidores do Pará não agüentavam mais os descontos salariais e por isso tiveram que suspender a greve —, disse Brito.

No Amazonas, os servidores reivindicam melhores condições de trabalho, reforma agrária de qualidade, aumento salarial e restituição de seis unidades avançadas que foram extintas neste ano, no interior do estado, pelo governo federal.
 

Tags:
Edições digital e impressa