Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026

Servidores do Ibama decidem manter aberto Parque Nacional do Iguaçu

Quarta, 06 de Junho de 2007 às 16:32, por: CdB

Os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Paraná, em greve desde o dia 7 de maio, fizeram na terça-feira uma manifestação no centro de Curitiba e planejam novos atos durante o feriado. Eles decidiram, no entanto, manter o Parque Nacional do Iguaçu aberto. O objetivo das manifestações, segundo a  presidente da Associação dos Servidores do Ibama (Asibama) no Paraná, Guadalupe Vivekananda, é defender o serviço público, destacar a importância que a categoria dá ao meio ambiente e explicar à população os motivos da paralisação.

- Tínhamos decidido, em assembléia, fechar o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, que dá acesso às Cataratas, mas em respeito à população e porque o ato prejudicaria agências de turismo que já haviam fechado pacotes para esse feriado, o parque permanecerá aberto a visitação. Apenas serão distribuídos folhetos explicativos sobre o movimento e suas reivindicações e algumas manifestações serão feitas durante todo o dia -, explica a presidente da Asibama no Paraná.

De acordo com ela, desde segunda-feira, estão suspensas as autorizações para exportação de madeira pelo Porto de Paranaguá. Diariamente, são protocoladas uma média de  100 solicitações.

- Decidimos por  três dias de paralisação total,  mas devido ao feriado as atividades só se normalizam na próxima segunda-feira, quando voltam a  ser realizadas em dias alternados -, disse.

O diretor da  empresa de serviços marítimos  Jertec, Celso Zacarias, representante dos despachantes, disse que além da credibilidade dos empresários brasileiros, que fica abalada no comércio exterior por não cumprir prazos, o cancelamento dessas autorizações provoca um prejuízo diário ao setor madeireiro de cerca de US$ 1,2  milhão.

Os servidores do Ibama reivindicam  a revogação da Medida Provisória 366/07, que estabelece a divisão do órgão e a criação do Instituto Chico Mendes para responder pelas unidades de conservação ambiental  em todo o Brasil.
 

Tags:
Edições digital e impressa