Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2026

Serra alerta para novo momento de repensar operação em Congonhas

Quarta, 18 de Julho de 2007 às 17:18, por: CdB

O aeroporto de Congonhas funcionaria acima de sua capacidade, teve crescimento de 44% no número de passageiros nos últimos três anos e deveria ter sua operação repensada, segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). Após visitar os trabalhos de identificação no Instituto Médico Legal, o prefeito cita que o aeroporto, "com 18 milhões de passageiros por ano", precisa de ter um "caminho definitivo" em relação à sua operação com aviões de grande, médio e pequeno porte ou até sua desativação.

— São diversos estudos mas precisamos ter as decisões de curto, médio e longo prazo. Portanto, de uma vez por todas precisamos encontrar um caminho definitivo —, disse.

— Nossa expectativa é de que o mais rápido possível nos dêem as informações sobre esse trágico episódio. Devemos esperar uma reação firme da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] em relação à definição desses limites e o cumprimeiro das diretrizes dessa decisão —, afirmou.

Questionado sobre a decisão de reabrir a pista principal do aeroporto mesmo sem a conclusão das obras de implantação das nervuras, que ajudam na frenagem da aeronave, o prefeito disse que não iria comentar a decisão. Kassab afirmou que "no momento adequado" iria comentar as causas do acidente, porque "há outras prioridades no momento", como a assistência aos familiares e a identificação das vítimas.

Tags:
Edições digital e impressa