O Sistema Municipal de Bibliotecas de Nova Iguaçu teve seu acervo reforçado com a doação feita pelo jornalista e pesquisador de música popular Sérgio Cabral, dentro do programa Tim Grandes Escritores. Em ato realizado na Biblioteca Central Professor Cial Brito, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, foi feita a doação de 150 livros, seguida de palestra com estudantes do município.
Sérgio Cabral fez uma retrospectiva da história da Música Popular Brasileira através de sua convivência com artistas como Jacob do Bandolim, Elizeth Cardoso, Tom Jobim, Nara Leão, Vinícius de Moraes e Elis Regina. Cabral contou histórias divertidas sobre os bastidores da ditadura, sua ligação com o samba e o futebol e de eventos importantes que marcaram a música e a história do país. O escritor falou também sobre seu último livro, a biografia de Grande Otelo, futuros projetos e de como funciona seu processo criativo ao escrever.
“Essa doação é bem vinda. Esses livros vão ajudar a alimentar as 10 bibliotecas oriundas da Biblioteca Central, fomentando todo o sistema municipal e fortalecendo nosso acervo, que conta com 35 mil exemplares”, comentou a coordenadora do Departamento de Bibliotecas, Malena Xavier. Entre os livros a serem doados foram selecionadas edições variadas de ‘Songbooks’ produzidos pelo violonista Almir Chediak, escritor de ‘Songbooks’ de grandes nomes da MPB. Entres os exemplares estão de nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim e Dorival Caymmi.
O Espaço Cultural Sylvio Monteiro fica na Rua Getúlio Vargas 51, no Centro, e a Unig fica na Av. Abílio Távora 2134, no bairro Alvorada.
Sérgio Cabral doa livros para bibliotecas de Nova Iguaçu
Sexta, 23 de Novembro de 2007 às 10:26, por: CdB