Para o governador, os Jogos Pan-americanos tiveram uma importância muito grande para o Brasil e para o Rio de Janeiro. Segundo ele, o Pan teve a dimensão necessária de um evento internacional, qualificando o Rio de Janeiro para receber qualquer evento esportivo, inclusive com condições de pleitear as Olimpíadas de 2016. Segundo ele, a população se comportou muito bem, os equipamentos apresentaram alto nível técnico e a segurança foi garantida a todos que participaram do evento.
- O Rio de Janeiro e o Brasil estão de parabéns. E a união das três forças de governo – federal, estadual e municipal - provou que, quando elas se unem, quem ganha é o povo. É uma vitória que vai nos trazer grandes resultados objetivos e subjetivos – assegurou o governador, referindo-se ao alto-astral da cidade e da população com a realização dos Jogos.
Para Cabral, o policiamento ostensivo foi sem dúvida uma das estratégias fundamentais para a segurança pública. Ele reafirmou que o Estado continuará recebendo, após os Jogos, o apoio da Força Nacional de Segurança, que continuará no Rio e é considerado de extrema importância para as ações de combate à criminalidade. O governado lembrou o que disse na campanha, frisando ser necessário aumentar o efetivo do policiamento estadual, tanto o ostensivo quanto o investigativo da Polícia Civil.
- Esse vai ser o nosso esforço. Por isso que eu digo vamos concentrar esforços, em termos de pagamento de folha, para as áreas da segurança pública, saúde e da educação frisou o governador.
Cabral confirmou que deverá ter um encontro privado com o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro. Segundo o governador, será uma conversa tranqüila com um grande companheiro, um amigo.
- Até por força do que ele está enfrentando nesse momento (a crise aérea e o acidente com o avião da TAM), não é o momento de colocar qualquer assunto em pauta. Vamos conversar com calma e tranqüilidade – disse Cabral, não comentando se irá reiterar, durante o encontro, o pedido da participação das Forças Armadas no combate à criminalidade no Rio de janeiro.
O governador destacou também que os investimentos realizados no complexo do Maracanã, para a realização do Pan-americano, foram coroados, independente do resultado das medalhas - ouro no estádio Mário Filho com a equipe feminina de futebol e ouro no ginásio Gilberto Cardoso com o sexteto masculino de voleibol.
- O público do futebol feminino - 70 mil pessoas vendo mulheres jogarem bola – creio que ninguém acreditaria nisso até esse Pan-americano. O maior público das Américas. Então, o evento é um sucesso, independente das medalhas – disse.