Rio de Janeiro, 26 de Maio de 2026

Será inaugurado ambulatório para cirurgia com célula-tronco

Quarta, 18 de Maio de 2005 às 08:51, por: CdB

Será inaugurado nesta quinta-feira o primeiro ambulatório especializado em cirurgias com células-tronco do país. O Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC) de São José do Rio Preto, a 451km a noroeste de São Paulo vai atender um total de 50 a 60 pacientes por mês do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares de doenças vasculares e do coração que não encontrem mais esperança de cura nos tratamentos convencionais. Serão feitos exames gratuitos que irão revelar se o paciente relamente necessitará do implante de células-tronco.

O Estudo Multicêntrico Randomizado de Terapia Celular irá proporcionar os implantes, através do Ministério da Saúde que visa a atender 1.200 pacientes em 40 centros médicos de nove estados. Os pacientes podem agendar as consultas por telefone ou via internet, para evitar tumultos, pelos telefone (0xx17) 230-8522 ou pelo e-mail imc.terapiacelular@terra.com.br.

O primeiro implante do estudo será feito pelo IMC dentro de 15 dias em um paciente com miocardia dilatada. O acompanhamento após a cirurgia demora um ano, quando será avaliado o resultado da intervenção. Na semana passada, o Instituto fez o primeiro implante de células-tronco do país em paciente com trombose. Os médicos acreditam que o implante evitará a amputação da perna. A cirurgia, particular, foi paga pelo paciente, ao custo de R$ 9 mil, porque o SUS não cobre o procedimento. Uma cirurgia do coração custa por volta de R$ 15 mil.

Para realizar o exame, não há limite de idade ou sexo e não há necessidade de encaminhamento médico, seja do SUS ou de médico particular, mas é preciso levar exames já feitos e os nomes dos remédios em uso.
 
 

Tags:
Edições digital e impressa