Rio de Janeiro, 26 de Setembro de 2026

Sentença de turistas inglesas será divulgada quarta-feira

Terça, 18 de Agosto de 2009 às 08:48, por: CdB

Ficou para esta quarta-feira a leitura da sentença das inglesas Shanti Simone Andrews e Rebecca Claire, acusadas dos crimes de falsidade ideológica, falsa comunicação de crime e tentativa de estelionato. A decisão será divulgada às 15 h, pelo juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, titular da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

Prevista para terminar na noite desta segunda-feira, a audiência de instrução e julgamento foi encerrada por volta da meia-noite, com as alegações finais da defesa das turistas.
Formadas em Direito e com 23 anos de idade, as duas foram presas no dia 26 de julho, ao registrarem a ocorrência de um falso furto na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat). O objetivo era obter vantagem com o golpe do seguro.

As inglesas confessaram os crimes e disseram que estavam arrependidas. O promotor de Justiça Juan Luiz Souza Vasquez chegou a propor a transação penal apenas para o delito de falsa comunicação de crime, cuja pena é inferior a um ano, com a entrega de uma cesta básica, por cada uma das rés, no valor de R$ 10 mil, para o Instituto Nacional do Câncer, mas a proposta foi rejeitada pelas inglesas.

As turistas estão respondendo ao processo em liberdade em virtude de liminar deferida no dia 31 de julho pelo desembargador Sérgio Verani, da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Elas estão hospedadas num apart hotel no Humaitá, Zona Sul do Rio.

Tags:
Edições digital e impressa