O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Caputo Bastos está analisando o pedido de liminar de Expedito Júnior (PR-RO), que tenta suspender a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) de cassar seu mandato de senador.
Expedito Júnior, que é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de crime eleitoral (compra de votos), entrou com um pedido de liminar para continuar no exercício do mandato até o julgamento do recurso pelo TSE.
Na última quinta-feira, o TRE-RO julgou procedente a ação de Impugnação do mandato e, por unanimidade, cassou o mandato do senador do PR-RO. O tribunal também encaminhou comunicado ao Senado pedindo seu afastamento do cargo.
Na ocasião, por meio de sua assessoria, Expedito Júnior negou as acusações.
- O TRE decidiu com base em presunção e, sem provas efetivas, contrariando todos os precedentes do TSE. Razão pela qual estou tomando as medidas judiciais cabíveis para o restabelecimento da verdade -, disse.
Segundo a acusação do Ministério Público, o candidato eleito fazia parte de um esquema que contratou funcionários, às vésperas do primeiro turno das eleições, para trabalhar como "formiguinhas" (nome dado aos cabos eleitorais em Rondônia).
De acordo com o processo, os funcionários teriam recebido cada um R$ 100 para votar em um grupo de candidatos, que incluía ainda a mulher do senador, Val Ferreira, seu irmão José Antônio, que não se elegeram, e o governador eleito Ivo Cassol.
Senador recorre ao TSE para manter mandato
Terça, 17 de Abril de 2007 às 09:31, por: CdB