Rio de Janeiro, 11 de Fevereiro de 2026

Senador João Pedro será o relator de novo processo contra Renan

Quarta, 15 de Agosto de 2007 às 15:34, por: CdB

O senador João Pedro (PT-AM) assumirá a relatoria do processo sobre as supostas relações do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), com a cervejaria Schincariol. Essa será a segunda investigação contra Renan. A informação foi dada, nesta quarta-feira, pelo presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

João Pedro é suplente do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), que deixou o Senado para assumir o ministério. O senador aceitou o convite depois de duas recusas. A primeira foi da comissão de três relatores, formada por Almeida Lima (PMDB-SE), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES), que cuida do primeiro processo contra Renan referente à suspeita de que ele recebeu ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais.

 Caberá ao senador comandar as investigações sobre as denúncias e, ao seu final, recomendar ou não a cassação de Renan.

Em reportagem publicada no mês passado, a revista Veja noticiou que Renan teria atuado em favor da cervejaria no INSS para impedir a cobrança de uma dívida de R$ 100 milhões. Em nota publicada nos jornais em julho, a Schincariol disse repudiar "as ilações que relacionam suas decisões de negócio a questões políticas".

Tags:
Edições digital e impressa