Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2026

Senador do DEM 'destrata' indicado de Lula para comando da Abin

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) concedeu vistas à mensagem presidencial que indica o nome de Wilson Roberto Trezza para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O pedido, criticado por senadores da base aliada, foi apresentado pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). (Leia Mais)

Quinta, 08 de Outubro de 2009 às 09:30, por: CdB

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) concedeu vistas à mensagem presidencial que indica o nome de Wilson Roberto Trezza para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O pedido, criticado por senadores da base aliada, foi apresentado pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Ele alegou que a Abin vem atuando de maneira "atabalhoada" em suas atividades no atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

– A Abin se transformou em um antro de bisbilhoteiros e tenho proposta de reformulação total desse órgão – afirmou Heráclito.

Na reunião desta manhã, foi lido relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) à indicação, em que descreve as principais passagens profissionais do indicado e também realça a importância da existência de um serviço de informação qualificado como forma de garantir a soberania e a segurança de uma nação.

Wilson Trezza foi indicado pelo presidente Lula para a diretoria-geral da Abin após o afastamento do delegado Paulo Lacerda – que deixou o comando da agência em meio à crise que atingiu o órgão durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Trezza chegou a comparecer à comissão para ser sabatinado, mas ouviu duras críticas ao atual modelo da Abin, sem responsabilizar diretamente o futuro novo diretor.

– Nada contra o doutor Trezza, mas tivemos os aloprados, o mensalão. Esse órgão, que é estratégico, de auxílio, transformou-se num antro de arapongas a bisbilhotar a vida das pessoas, inclusive de parlamentares. Vários senadores, nos quais me incluo, também o senador Demóstenes, teve sua vida bisbilhotada de maneira ilegal por arapongas da Abin – disse o senador.

Irritado com o adiamento da sabatina, já que Trezza estava presente na comissão, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) disse que o gesto de Heráclito foi desrespeitoso com o futuro diretor da Abin.

– Foi indelicado pedir vista com o convidado presente na sessão. Eu não quero arrumadinho, eu quero educadinho – ironizou Salgado.

Heráclito reagiu ao pronunciamento do colega e negou que tenha cometido atos deselegantes em relação a Trezza.

– Se eu tivesse cometido alguma indelicadeza aqui, teria sido com o meu colega que foi o relator da indicação [senador Tasso Jereissati], com quem convivo diariamente. Acho que não fiz isso – afirmou.

O senador argumentou que sua decisão de adiar a sessão visa permitir que os parlamentares reflitam sobre a necessidade de reformulação da Abin depois da Operação Satiagraha.

– A minha proposta é uma reformulação nesse projeto da Abin. Talvez se, reformulado, o doutor Trezza tenha o perfil ideal. Ele não é parte na questão, pelo contrário. Foi o melhor momento que a Abin viveu no atual governo. O primeiro diretor foi afastado da Abin em situação nebulosa (Mauro Marcelo). O segundo (Paulo Lacerda) está em asilo dourado em Portugal, tomando vinho da terra e rindo do que aconteceu aqui. É um antro de arapongas – disse Heráclito.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) saiu em defesa de Trezza e disse que as ponderações de Heráclito para a reformulação da Abin não poderão ser solucionadas durante a votação da indicação do futuro diretor do órgão.

– Não vamos resolver essa falta de estrutura da Abin nesse momento de aprovação do senhor Trezza. Eu concordo com o debate, mas acho que o mérito do que está sendo usado não é o mais adequado e mais eficiente – concluiu Casagrande.

Tags:
Edições digital e impressa