Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Senador diz que Lula e Mangabeira Unger acertaram criação de secretaria

Sexta, 15 de Junho de 2007 às 14:05, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta sexta-feira com o filósofo Roberto Mangabeira Unger para discutir os últimos detalhes da criação da Secretaria Especial de Planejamento Estratégico, que será comandada por ele.

A informação é do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), mesmo partido de Unger. Ele também confirmou a posse do filósofo na próxima terça-feira, como havia informado ontem a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto.

Recentemente, a imprensa noticiou que Unger não assumiria mais a secretaria, que terá status de ministério, por causa de um suposto processo que ele teria movido contra a Brasil Telecom, empresa de telefonia que tem fundos de pensão estatais como seus principais acionistas.

Sobre essa questão, Crivella afirmou que a ação não existiu.

- Ele [Unger] queria apenas se desligar da Brasil Telecom. Mandou um ofício que se desligaria e pediu para receber pagamentos atrasados -, disse.

De acordo com o senador, a nova secretaria incorporará o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente ligado ao Ministério do Planejamento, e o Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Indagado se o PRB pretende partidarizar o Ipea, que tem independência do governo para realizar pesquisas, o senador disse que o partido não tem essa pretensão.

- Não há intenção de se partidarizar nada. A idéia é que o partido contribua com o governo, e não o governo contribua com o partido -, disse, após participar do evento de apoio à campanha contra castigos físicos contra crianças, no Palácio do Planalto.
 

Tags:
Edições digital e impressa